Na segunda metade do século XIX houve na Europa uma febre em torno da cultura a da arte japonesa. As xilogravuras coloridas orientais que Vincent conheceu em Antuérpia tiveram uma influência decisiva na sua estética e nos seus sonhos.
Os restauradores dizem que o poliéster é muito superior ao linho e ao algodão em durabilidade e estabilidade. Mas alguma coisa me incomoda na brancura artificial dessa tela.
Deixei para trás o hábito de ler. Já nada leio a não ser um ou outro jornal, literatura ligeira e ocasionalmente livros técnicos relacionados com o que porventura estudo e em que o simples raciocínio possa ser insuficiente.
Esta imagem, que aparece em muitos lugares como sendo uma foto de Vincent van Gogh, já foi examinada pelos especialistas do Museu Van Gogh, em Amsterdam, e a conclusão foi de que não é um retrato do artista.
Vincent van Gogh foi morar em Paris em 1886. Na época, todo pintor queria ir para lá. A cidade vivia repleta de artistas e tinha um fervilhante mercado de arte. Mas não era isso o que Vincent realmente queria.