Beksiński não gostava de dar títulos aos seu quadros, e quando perguntado sobre o significado de sua pintura, ele disse que não havia nenhum, era apenas forma. Na verdade, ele apenas não queria submeter suas imagens às limitações da comunicação verbal.
Zdzisław Beksiński (24 de fevereiro de 1929 – 21 de fevereiro de 2005), evoluiu de um estilo "barroco" para um "gótico". Ambas as definições são dele próprio, e com a primeira ele se referia ao realismo fantástico que o fez famoso na década de 1970, onde predomina a representação naturalística e uma intensa atmosfera "pós-apocalíptica"; na segunda ele enquadrou as obras dos anos 90 em diante, em que ele não se preocupa tanto com a perspectiva, mas brinca com a relação entre o bi e o tri-dimensional, deixando claro que pintura é pintura.
Por isso mesmo prefiro as últimas, por serem mais pintura. E também mais "transcendentes".
Beksisnki formou-se em arquitetura e trabalhou algum tempo na área. Nos anos 50 começou a trabalhar com fotografia, realizando montagens e colagens perturbadoras, com as quais fez algumas exposições na Polônia. Também desenhava bastante. Na década de 60, a pintura ganhou o foco, e em 1964 teve sua primeira exposição de sucesso, em Varsóvia. Autodidata, trabalhou arduamente para desenvolver a técnica pictórica que o consagrou como realista fantástico nos anos setenta, pintando com tinta a óleo sobre painéis de compensado que ele mesmo preparava.
Pintura
Desenho
Fotografia e arte digital
A INFLUÊNCIA DE BEKSINSKI
Beksinski inspirou muita gente. Guillermo del Toro, por exemplo, cujo filme Pan’s Labyrinth ganhou um Oscar em 2006. E em 2016 Jan Matuszynski Jan dirigiu Ostatnia Rodzina (= A última família), filme sobre a vida de Beksinski cujo trailer pode ser visto abaixo.
Link
- DmochowskiGallery.net, galeria virtual do grande responsável pela divulgação da obra de Beksinski, Piotr Dmochowski.