L'Origine du Monde, essa deliciosa obra de Courbet, pintada em 1866, sempre a achei meio estranha. Esse enquadramento, esse close no abdômen da figura, isso nunca me pareceu coerente com os conceitos estéticos da época.
Pois agora talvez esteja explicado.
O Museu D'Orsay, proprietário da tela desde 1995 (ela pertencia antes a Jacques Lacan, o psicanalista), afirma de pés juntos (por enquanto, pelo menos) que o quadro sempre foi assim, que Courbet o pintou nesse formato. Mas um colecionador inglês encontrou há uns três anos, por acaso, num brique em Paris, uma tela com uma cabeça que, se for correta sua tese, era a parte de cima dessa pintura, que teria sido cortada para, talvez, preservar a identidade da modelo, por causa das reações negativas do público.
Jean-Jacques Fernier, conceituado especialista em Courbet, examinou a tela e aderiu à tese de que a cabeça e o abdômen realmente pertenciam ao mesmo quadro (e à mesma modelo, claro). Foram feitas análises técnicas dos materiais e se concluiu que os pigmentos são os mesmos em ambos as telas, e que o material da tela também é o mesmo. A forma de aplicação da tinta, segundo Fernier, também indica uma continuidade entre os dois fragmentos.
A notícia e a foto do quadro achado foram publicadas pela primeira vez na revista francesa Paris Match no início de 2013, causando um certo alvoroço. A primeira reação do museu d'Orsay foi, é claro, dizer que não tem pé nem cabeça a tese de que seu valioso e famoso quadro é apenas um pedaço de uma tela maior, de uma obra mais enquadrada nos padrões de composição do século XIX. Afinal, a tela, do jeito como está, atrai um grande número de visitantes para o museu, e estudiosos já a usaram inúmeras vezes como reafirmação da originalidade e ousadia de Courbet.
A obra Mulher com Papagaio, de 1866, mesmo ano de A Origem do Mundo, serve como exemplo dos nus que Courbet costumava de pintar: imagens que desafiavam alguns conceitos, mas que ainda assim não fugiam à tradição clássica. Na cabeça de Courbet, essa tradição estética estava sempre presente.