Pular para o conteúdo principal

Feito

Mais uma natureza-morta. Mas não era bem o que eu queria. A ideia era usar maçãs vermelhas, que teriam uma relação cromática mais interessante com o cinza do pano. Mas não encontrei boas maçãs vermelhas nas quitandas e supermercados, então tive que pintar peras. Como já tinha iniciado com o pano cinza, deixei-o. As peras, assim que começaram a amadurecer ganharam um tom amarelo-limão que me incomoda, meio monótono, eu acho, meio difícil de trabalhar... Então não fiquei muito satisfeito. Mas, mesmo assim, talvez não esteja tão ruim a ponto de ir para o lixo.

Natureza-morta 2009-05, óleo sobre tela, 42 x 53 cm, 2009
Natureza-morta 2009-05, óleo sobre tela, 42 x 53 cm, 2009 — primeira versão

Mostrando para algumas pessoas, o problema foi outro: me sugeriram que eu reduzisse as dimensões da tela, cortando parte dos espaços em torno da figura central, de modo que o que seria o centro de interesse do quadro não ficasse tão "perdido", tão "solto"... "Tem pano demais" me disseram. "O assunto do quadro são as peras ou é o pano?"

Embora outros dissessem que estava bom, acabei cortando, só que bem menos do que me foi sugerido, porque um certo espaço, uma certa abertura acredito que seja fundamental para mim. Acho que ficou melhor...

2009-05, óleo sobre tela, 34 x 40 cm
Natureza-morta 2009-05, óleo sobre tela, 34 x 40 cm, 2009 — versão definitiva, reduzida

Comentar

You must have Javascript enabled to use this form.